top of page
  • Foto do escritorDra. Patrícia Ishiy

COMBATENDO A FLACIDEZ COM OS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO

Com o passar dos anos, a pele vai se tornando mais flácida, enrugada e sem vitalidade. Na face observamos a acentuação de sulcos e tem-se a impressão de que o rosto está ‘’derretendo’’. O corpo já não tem mais o mesmo tônus e firmeza.



Essas alterações ocorrem pela diminuição na produção e pela degradação das fibras de colágeno da pele. O colágeno é a proteína presente em maior quantidade na pele responsável pela firmeza, sustentação e elasticidade. A partir dos 30 anos de idade perdermos cerca de 1% de colágeno ao ano. Já na menopausa há uma queda acentuada, perdemos cerca de 30% de colágeno nos primeiros 5 anos da menopausa.


A boa notícia é que hoje em dia possuímos procedimentos que vão estimular a produção de colágeno no local em que é aplicado, de maneira a prevenir ou tratar a flacidez.

O QUE SÃO OS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO?

São substâncias injetáveis que estimulam as nossas células do corpo (chamadas de fibroblastos) a produzirem colágeno próprio. No mercado possuímos duas principais marcas que possuem princípios ativos diferentes: Radiesse® e Sculptra®.


O Radiesse® é composto de um gel associado à hidroxiapatita de cálcio, cuja estrutura é semelhante à encontrada nos ossos e dentes. O Sculptra® é composto pelo ácido poli-L-lático. Ambas são substâncias biocompatíveis e absorvíveis com o tempo.


Eles podem ser aplicados na face, pescoço, colo, braços, abdome, glúteos e coxas.

Não devem ser aplicados na olheira, lábios e região perilabial.



QUANTAS SESSÕES PRECISO REALIZAR?

O número de sessões varia de acordo com o grau de flacidez e qualidade da pele, no geral podemos indicar cerca de 2 a 3 sessões com intervalos de 30 a 60 dias.



QUANDO VOU VER O RESULTADO?

O resultado dos bioestimuladores de colágeno não é imediato, pois é necessário aguardar o processo de produção de colágeno pelo próprio organismo. Após a aplicação do produto, há um pico de produção de colágeno em 3 meses, de maneira a notar uma melhora da qualidade de pele, linhas finas, luminosidade e principalmente flacidez. Portanto, o resultado é progressivo e natural.



QUANTO TEMPO DURA?

Os efeitos do bioestimulador podem ser notados por até 18 a 24 meses, mas como o processo de produção de colágeno depende de fatores individuais, esse período pode variar. É essencial adotar hábitos de vida saudável para manter os resultados, priorizando uma dieta balanceada e evitando o tabagismo, bebidas alcóolicas, stress e exposição solar.


Cabe ressaltar que pacientes mais jovens possuem respostas mais proeminentes devido maior capacidade de produção de colágeno. Sendo assim, esse procedimento já pode ser indicado quando observar os primeiros sinais de flacidez.


Se você quer prevenir ou tratar a flacidez, procure um médico dermatologista capacitado para entender as suas necessidades e te ajudar da melhor forma possível.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page