top of page
  • Foto do escritorDra. Patrícia Ishiy

QUEDA DE CABELO: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO TRATAR?

Atualizado: 11 de set. de 2022

Quem já passou por um quadro de aumento da queda capilar sabe o quanto isso pode ser assustador. São centenas de fios de cabelo espalhados pelo chão da casa e ao lavar ou pentear o cabelo nota-se uma quantidade imensa de fios que se desprendem do couro cabeludo.



Antes de listar as principais causas de queda capilar, precisamos entender que os fios de cabelo estão em diferentes fases de crescimento. Vamos entender um pouco sobre o ciclo capilar?



CICLO CAPILAR


Basicamente há 3 fases do ciclo capilar: anágena, catágena e telógena.

A fase anágena corresponde ao período de crescimento capilar, tem uma duração de 2 a 6 anos e 85% dos nossos fios de cabelo estão nessa fase. Sua duração determina o comprimento máximo dos fios de cabelo.


A fase catágena é o período de transição em que ocorre a regressão da região proximal da estrutura folicular, tem duração de 2 semanas e apenas 1% dos fios de cabelo se encontram nessa fase.


Já a fase telógena é o período de repouso com duração de 3 meses e no fim dessa fase ocorre a queda do cabelo. Cerca de 14% dos fios de cabelo encontram-se na fase telógena, determinando uma queda normal de até 100 a 150 fios de cabelo por dia.




EFLÚVIO TELÓGENO AGUDO

O eflúvio telógeno agudo é caracterizado pelo aumento da queda capilar com duração menor que 6 meses. Pode ser causada por diversas situações que promovem um desequilíbrio no organismo e as principais causas são:

  • Doença febril grave (Ex: COVID, dengue, etc)

  • Pós - parto

  • Cirurgias

  • Alterações na tireoide (Hipertireoidismo e hipotireoidismo)

  • Dieta de emagrecimento

  • Medicações

  • Doenças crônicas (Lúpus eritematoso sistêmico e outras colagenoses, câncer avançado, HIV, insuficiência renal insuficiência hepática, etc)

  • Deficiência de vitaminas específicas

  • Anemia ferropriva

  • Stress muito intenso


A causa do eflúvio telógeno agudo geralmente ocorre 3 meses antes do início da queda. O crescimento capilar requer um alto gasto energético, de maneira que se o indivíduo é exposto a uma situação de stress físico ou emocional muito intensos, os fios de cabelo passam da fase anágena (crescimento) para a telógena (repouso), de maneira que no fim dos 3 meses da fase telógena irá ocorrer a queda capilar.


O tratamento do eflúvio telógeno agudo consiste primeiramente em tentar identificar a causa da queda e, se presente, tratar ou eliminar o fator desencadeante. Exames de sangue podem ser necessários para ajudar na investigação. Cabe ressaltar que em até 30% dos casos não encontramos um fator desencadeante da queda.


A boa notícia é que se a causa for identificada e tratada/eliminada, seus cabelos vão parar de cair em uma média de 3 a 6 meses. Não são todos os casos que precisam de suplementação com vitamina. Portanto, se você está apresentando aumento da queda capilar, procure um médico dermatologista para avaliar o seu caso e tratar de forma direcionada.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page