top of page
  • Foto do escritorDra. Patrícia Ishiy

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE REALIZAR O BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO SCULPTRA®

O bioestimulador à base de Ácido Poli - L - Lático (PLLA) é comercialmente conhecido com o nome de Sculptra®, sendo utilizado com o objetivo de estimular a produção de novas fibras de colágeno na pele, melhorando a flacidez, qualidade de pele, sustentação, volume e contorno da área onde é injetado. Trata-se de um polímero sintético da família dos alfa-hidroxiácidos, sendo uma substância biocompatível e totalmente reabsorvível.



COMO É FEITA A APLICAÇÃO E QUAL A DURAÇÃO?

A aplicação do produto é realizada através de uma cânula (instrumento que se assemelha a uma agulha, porém não tem a ponta cortante) após a anestesia infiltrativa nos pontos de entrada. Em algumas regiões o produto pode ser aplicado com agulha após anestesia tópica. É um procedimento minimamente invasivo, rápido (cerca de 30 minutos a depender da área de aplicação e do profissional) e pouco doloroso.


QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES E OS RESULTADOS ESPERADOS?

O PLLA é indicado para a melhoria da flacidez cutânea decorrente do processo de envelhecimento e correção volumétrica de áreas deprimidas (como sulcos, rugas,

depressões cutâneas, cicatrizes atróficas e alterações de volume decorrentes

de reabsorção dos coxins de gordura da face ou remodelação óssea da área tratada). Na prática, isso implica melhoria da qualidade, firmeza da pele e do contorno facial, levando ao rejuvenescimento global da face. Além de suas indicações para tratamento facial, o PLLA pode ser usado em outras regiões do corpo, como no pescoço, colo, abdômen, glúteos, braços e coxas, sendo uma opção para o tratamento da flacidez, qualidade de pele, estrias, celulite, perda de volume e contorno dessas áreas.



COMO É A EVOLUÇÃO DOS RESULTADOS? QUANDO SÃO PERCEBIDOS?

Os resultados são gradativos e naturais. A produção de colágeno se inicia a partir da 3a semana quando aplicado na face e a partir da 5a semana quando aplicado no corpo. Com cerca de 30 dias pós procedimento se observa uma melhora na qualidade da pele. Há um pico maior de produção de colágeno em 3 meses e um segundo pico com 6 meses pós procedimento, quando se observa uma melhora substancial na flacidez de pele.



QUAL A DURAÇÃO DOS RESULTADOS E QUAL É A FREQUÊNCIA INDICADA DE APLICAÇÃO?

Os resultados duram cerca de 18 a 24 meses. A quantidade de produto utilizada depende da necessidade de cada paciente, de acordo com o grau de envelhecimento. Pacientes mais novos ou com rostos mais volumétricos geralmente precisam de menos sessões e menor quantidade total de produto.


De forma prática, para o planejamento do número de frascos necessários para o tratamento inteiro, consideramos um frasco por década de vida. Assim, um paciente de 30 anos necessitará de 3 frascos, um de 40 anos, de 4 frascos, e assim sucessivamente. Por sessão, a maioria dos pacientes deve receber o conteúdo de 1 a 2 frascos (meio a um frasco de cada lado da face).


O tratamento pode continuar até que o paciente esteja satisfeito com os resultados, algo que ocorre em geral depois de 3 a 5 sessões. Já para os protocolos corporais, é indicado 1 frasco por área equivalente a um tamanho de papel A4, totalizando 2 a 4 sessões.


Após esse tratamento inicial, é muito importante realizar as sessões de manutenção já que o processo de perda de colágeno é contínuo e gradual pelo envelhecimento cronológico. O tratamento de manutenção é realizado normalmente a cada 12 a 18 meses. Nessas sessões, menor quantidade de PLLA e menos aplicações (frequentemente 1 a 2 frascos) são geralmente necessárias.




QUAL É O PÚBLICO QUE PROCURA ESTE PROCEDIMENTO?

Mulheres a partir dos 30 anos são as que mais procuram este procedimento, uma vez que após os 30 anos perdemos cerca de 1% do colágeno da pele e a flacidez começa a ser visível. Os melhores resultados são vistos nas pacientes que possuem um estilo de vida saudável, não tabagistas, com IMC < 25, realizam exercício físico de intensidade moderada e se alimentam adequadamente.




QUAIS OUTROS PROCEDIMENTOS PODEM SER FEITOS EM CONJUNTO PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS?

A combinação de procedimentos sempre é uma boa opção para tratar diversos aspectos do envelhecimento cutâneo. As opções de tratamento que podem ser realizadas imediatamente antes do PLLA no mesmo dia são: luz intensa pulsada (melhora do fotodano que se manifesta através de manchas, perda da luminosidade e pequenos vasos da pele) e ultrassom microfocado (potencializa o tratamento da flacidez ao atuar em diferentes planos de estimulo de colágeno).


É possível ainda a combinação de ácido hialurônico, toxina botulínica e PLLA em uma mesma sessão, desde que em áreas diferentes. Para os tratamentos corporais, o PLLA pode ser associado a outros procedimentos como a

radiofrequência e ultrassom microfocado (com o intuito de melhorar a flacidez de pele) e subcisão (para melhora da celulite).



EM QUE CASOS ESSE PROCEDIMENTO NÃO É INDICADO?

O PLLA não deve ser aplicado diretamente em rugas, linhas e sulcos para evitar a formação de nódulos. É contraindicado em casos de infecção ou processo inflamatório local, gravidez, doenças autoimunes em atividade, colagenoses, na presença de preenchedores definitivos ou quando existe histórico de queloides ou cicatrizes hipertróficas. Além disso, o produto não deve ser utilizado em pessoas que apresentem hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes.



QUAIS OS EFEITOS ADVERSOS MAIS COMUNS DO PROCEDIMENTO E POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES? COMO OS MÉDICOS PODEM CONTORNAR ESSAS SITUAÇÕES?

Procedimentos cutâneos injetáveis frequentemente causam algum tipo de desconforto, vermelhidão, inchaço ou hematoma, que são em geral transitórios e se resolvem espontaneamente. Por outro lado, os efeitos potencialmente mais sérios são pouco comuns. As possíveis complicações são: formação de pápulas e nódulos não inflamatórios (1% dos casos), granulomas (< 0,1%), infecções e fenômenos vasculares, como necrose cutânea e até cegueira.


A prevenção de complicações consiste na reconstituição preconizada do produto com aplicação de volume na quantidade e técnica adequada para prevenir formação de pápulas e nódulos; assepsia e antissepsia rigorosa antes do procedimento para prevenir infecções; aspiração antes da injeção do produto caso seja realizada a aplicação com agulha para averiguar se nenhum vaso sanguíneo é afetado e uso de cânulas para prevenir acidente vascular.



QUAIS OS CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTO?

CUIDADOS ANTES DO PROCEDIMENTO:

  • É recomendado evitar medicações e suplementos alimentares que aumentam o risco de sangramento de 10 a 14 dias antes do procedimento, como as substâncias à base de ácido acetilsalicílico (AAS, aspirina, sonrisal, etc), ginkgo biloba, vitamina E.

  • Avisar ao médico em caso de antecedente de herpes simples, histórico de doenças e alergias, procedimentos prévios, infecções e inflamação em atividade.

  • Ter um estilo de vida saudável: não fumar, manter peso ideal com IMC < 25, realizar exercício físico de intensidade moderada e se alimentar adequadamente.



CUIDADOS APÓS O PROCEDIMENTO:
  • Massagear a área de aplicação 2 a 3 vezes ao dia, durante 5 minutos, 7 dias seguidos com a utilização de cremes hidratantes para minimizar o atrito durante a massagem

  • Não realizar atividade física por 24 horas pós procedimento

  • Em caso de hematoma no local de aplicação, evitar exposição solar até a resolução do quadro


QUAIS FATORES INFLUENCIAM NA RESPOSTA AO PROCEDIMENTO?

A despeito da quantidade de produto injetado e o número de sessões realizadas, a resposta ao procedimento varia de acordo com a idade (pacientes abaixo de 60 anos costumam ter melhor resposta), sexo, qualidade da pele, fototipo (cor de pele), alimentação e estilo de vida (tabagistas costumam ter pior resposta). Para os tratamentos corporais, além dos fatores já citados, o resultado é mais expressivo em pacientes com IMC < 25 (ou seja, aqueles que estão com o peso corpóreo ideal), praticantes de atividade física de moderada intensidade e que não tenham gordura localizada na área a ser tratada.


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page