CABELOS
TRICOLOGIA
É a área responsável pelo diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam o couro cabeludo e os fios de cabelo, como queda de cabelo, inflamações do couro cabeludo e alterações da haste capilar. Os diagnósticos mais comuns da tricologia são: alopecia androgenética (calvície), eflúvio telógeno, alopecia areata, alopecia frontal fibrosante e danos da haste capilar.
MINHAS ESPECIALIDADES
COMO POSSO TE AJUDAR
Também conhecida como calvície, é uma forma de alopecia que se manifesta com a rarefação capilar de maneira que o couro cabeludo começa a ser mais visível. Pode afetar homens e mulheres, com padrão de perda capilar diferente de acordo com o sexo. Homens começam a notar as entradas, enquanto as mulheres apresentam os cabelos mais ralos na região central do couro cabeludo. O tratamento com medicações tópicas e orais de forma precoce é essencial para favorecer a recuperação dos fios. Procedimentos capilares podem ser associados.
Aumento da queda capilar com duração menor que 6 meses e que geralmente possui um fator desencadeante do processo. Pode ser desencadeado por infecções, cirurgias, dieta e perda de peso, estresse intenso, medicações, pós parto, doenças e deficiência específica de vitaminas. Diante dessa queixa, é essencial uma avaliação dermatológica para pesquisar se há um fator desencadeante da queda e tratar a causa específica.
Aumento da queda capilar com duração maior que 6 meses decorrente de uma desregulação do ciclo capilar que leva ao encurtamento da fase de crescimento dos fios, com posterior queda e períodos de agudização do processo. O tratamento envolve uso de medicação tópica ou oral.
Queda de cabelo localizada ou generalizada, de natureza imunológica, que pode afetar também pelos de outras regiões da face e corpo. Pode ocorre em crianças ou adultos, sendo tratado clinicamente ou com procedimentos realizados pelo médico dermatologista.
É um tipo de alopecia cicatricial mais comum em mulheres da pós menopausa que gera perda permanente de pelos da região de orla do couro cabeludo e das sobrancelhas. Portanto, seu diagnóstico e tratamento precoces são muito importantes para evitar a progressão da alopecia.
Os fios de cabelo podem sofrer alterações por danos químicos (tinturas, alisamentos) e térmicos (secador, chapinhas, babyliss), resultando em fios opacos, ressecados e com tendência à quebra. Evitar esses danos e usar cosméticos capilares específicos são essenciais para obter a melhora no aspecto e qualidade dos fios de cabelo.
CLÍNICA EREDITÀ
Rua Funchal, 263 / Cj. 131 Vila Olímpia - São Paulo
(11) 3045-1513 / (11) 95057-0406
(11) 95058-0131
ATTUAL CLÍNICA
Rua Pirapitingui, 80 / Cj. 1702
Vergueiro - São Paulo
(11) 3399-2355
(11) 91777-1722